
Rio D’Ouro é um dos bairros do município de Nova Iguaçu, nas proximidades da Reserva Biológica do Tinguá. O lugar ganhou importância para o município em 1883 com a construção, pelos escravos da Corte, do Aqueduto e da Represa do Rio D’Ouro que captam a água do Rio e abastecem o sistema Acari que fornece água para alguns bairros da região metropolitana do Rio de Janeiro.
A estação de captação do Rio D’Ouro possui um grande valor histórico já que é uma construção da época do império. A estação é constituída de um tanque de decantação que é abastecido por um túnel de quase 1 Km, com caimento de 1% aproveitando a topografia do terreno.
O reservatório está localizado em um sítio natural esplêndido, que sua implantação só fez enriquecer. Ali foi feita uma bela obra de paisagismo com o plantio de renques de palmeiras imperiais e a construção de muretas sinuosas em pedra, em um ambiente abundantemente arborizado.
Os vários elementos do sistema: estação, pavilhão de manobras, casas de administração, aquedutos e reservatório, estão implantados de maneira espaçada no terreno, ligados entre si por caminhos, muitas vezes em calçadas de pedras, em harmonia com a paisagem.
Fonte: Aventureiros - Nova Iguaçu: www.aventureirosni.tur.br