Campeões da UFC levam atletas do Faixa Preta de Jesus ao delírio

Campeões da UFC levam atletas do Faixa Preta de Jesus ao delírio

O sonho de 400 crianças e adolescentes do projeto social Faixa Preta de Jesus de conquistar um dia o cinturão das artes marciais ganhou ainda mais força nesta quarta-feira 10/06, depois da visita surpresa de seus ídolos, campeões do MMA, os irmãos Rogério Minotouro e Rodrigo Minotauro, à sede da instituição, em Nova Iguaçu.

O encontro, que levou os jovens ao delírio, durou pouco mais de 1 hora e meia, reunindo ainda os atletas Maurício Shogun e o holandês Stefan Struve. Os dois serão adversários de Minotouro e Minotauro, respectivamente, na UFC Rio 7, dia 1º de agosto, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca.

O projeto Faixa Preta de Jesus, que tem como carro-chefe o jiu-jitsu, atende jovens da Baixada Fluminense em situação de vulnerabilidade social, alguns deles vítimas de drogas e de abuso sexual.

“É um esporte que alavanca a autoestima e condiciona o atleta a enfrentar as adversidades no tatame, preparando-os para uma vida com paz, amor e dignidade”, explica Ricardo Cavalcante, idealizador e diretor do projeto.

“Depois que entrei para o Faixa Preta de Jesus a minha vida mudou da água para o vinho. Antes, eu era dependente químico, usava drogas, crack, maconha e cocaína. Graças a Deus, o projeto está me ajudando a conquistar o meu sonho de tornar-me, em breve, um grande atleta e quem sabe também campeão da UFC”, diz Matheus Gomes, 18 anos, que conquistou no sábado o cinturão Belford Fight.

Para Minotauro, o Faixa Preta de Jesus é um projeto que está dando certo. “É o uso da arte marcial com cunho educacional, ajudando a retirar das ruas crianças drogadas ou envolvidas com outros crimes. Aqui, neste ambiente de fé, paz e amor, eles vislumbram um novo horizonte de luz e prosperidade”, observou o atleta do MMA.

O Faixa Preta de Jesus tem apoio também da Prefeitura de Nova Iguaçu, que já liberou uma área para a construção da sede própria da instituição, no bairro da Cerâmica, próximo a um dos palcos da Chacina da Baixada, ocorrida em março de 2005, quando 29 inocentes foram executados.

“Trazer essas crianças, esses adolescentes para o esporte é tudo que a gente sonha como educador e gestor da área social. Num mundo com o grau de violência que se vivencia nos dias de hoje, salvar esses anjos é algo maravilhoso, não tem coisa melhor. Por isso mesmo, o prefeito Nelson Bornier não tem medido esforços no sentido de ajudar a instituição”, revelou a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, que estava acompanhada de sua sub, Cristiane Lamarão.

Aluno do 5º ano, na Escola Municipal América Xavier da Silveira, Áquila da Silva Rocha de Andrade, 10 anos, é uma das grandes revelações do projeto Faixa Preta de Jesus.

“Adotado” durante alguns minutos por Arnold Schwarzenegger, na feira Arnold Classic Brasil, que aconteceu, recentemente, no Riocentro, o pequeno atleta, também conhecido como Will Smith, por semelhança com o ator norte-americano, já se prepara para estrelar como garoto propaganda.

“Gosto muito disso aqui. Quero crescer, ser advogado e me tornar campeão do MMC para ajudar a minha mãe”, disse, entusiasmado diante dos ídolos da UFC, com quem posou para fotografias.

Fonte: Impressa Nova Iguaçu

Fotos: Alziro Xavier

Saiba mais sobre o projeto no link: http://www.faixapretadejesus.com.br/