Serra do Vulcão

Fotos da Serra do Vulcão em Nova Iguaçu
Categoria do artigo: 

No final da década de 1970, os geólogos André Calixto Vieira e Victor de Carvalho Klein descobriram o primeiro – e, há quem diga, único – vulcão brasileiro.

Localizado em Nova Iguaçu, mais precisamente na Serra de Madureira (Maciço do Gericinó), o vulcão está extinto há cerca de 40 milhões de anos. Segundo os pesquisadores, a boca do vulcão tinha 1,5 km, e a altura era de 300 m. Em erupção, o vulcão lançava rochas incandescentes de até duas toneladas.

A Serra do Vulcão, como ficou popularmente conhecida a Serra de Madureira, tem trilhas diversas e atrai adeptos de trekking e esportes radicais. A 856 m de altura, há duas rampas para prática de parapente e asa-delta, onde já foram disputados campeonatos estaduais de voo livre (Super Race). Na serra, existem outros pontos turísticos, como a Pedra da Contenda (ao lado da cratera do vulcão), utilizada para a prática de rapel.

Para se chegar ao vulcão, há diferentes trilhas, como pelo Parque Municipal de Nova Iguaçu. Já para as rampas, é possível ir de carro (preferencialmente os de tração), pelo acesso em frente à Universidade Iguaçu (Unig). A trilha até a rampa de voo livre é de uma caminhada de nível moderado para difícil, por ser muito exposta ao sol e inclinada: exige em média três horas de duração para se alcançar o pico.

Do alto, em dias de sol e céu claro, da Serra do Vulcão é possível ter uma panorâmica de Nova Iguaçu e avistar a Serra de Tinguá, a praia da Barra da Tijuca, parte do bairro carioca Campo Grande e até mesmo o Cristo Redentor, com a ajuda de binóculos.

Fonte: Aventureiros - Nova Iguaçu: www.aventureirosni.tur.br