Nova Iguaçu promove trilha guiada no Parque Municipal

Nova Iguaçu promove trilha guiada no Parque Municipal

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, considerado uma das maiores riquezas da cidade, vai receber neste sábado, dia 13, a primeira Caminhada na Natureza. A atividade está sendo organizada pela prefeitura, através da Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham), e consiste em trilhas guiadas por agentes ambientais na área do parque.

O ponto de encontro será na antiga pedreira São José, próximo à guarita, às 8h. Os agentes realizarão dois roteiros. Um deles é considerado leve e seguirá até as ruínas do antigo Clube Dom Felipe, totalizando três quilômetros. Já a segunda opção é indicada para pessoas que tenham prática em caminhadas e com bom condicionamento físico. O roteiro de quatro quilômetros seguirá até a Borda do Vulcão, Pedra do Quilombo e descerá pelas cachoeiras do parque.

A atividade é gratuita e os interessados em participar devem se inscrever até sexta-feira (12) no email [email protected], enviando no corpo da mensagem nome completo, idade, endereço, telefone para contato e número da identidade. Menores de idade devem ir acompanhados de um responsável. É importante levar um documento original com foto no dia da trilha.

O chefe do Parque Municipal, Edgar Martins, dá algumas dicas para quem quiser participar da Caminhada na Natureza. “É preciso que as pessoas levem filtro solar, água e lanche. Uma dica para quem nunca fez caminhada é ir vestido com roupas leves e tênis confortável”, alerta.

As belezas do Parque

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu foi a primeira unidade de conservação criada na Baixada Fluminense. Possui uma área de 11 mil quilômetros quadrados, vegetação exuberante e preservada de Mata Atlântica, cercada de piscinas naturais, animais silvestres, patrimônios históricos e um vulcão extinto há milhões de anos.

Fonte: Impressa Nova Iguaçu

Fotos: Alziro Xavier